Disciplina cti014 - Oficina de Saberes - PPGCTI

Estrutura curricular

Disciplina do PPGCTI
cti014 - Oficina de Saberes

  • Disciplina não obrigatória (domínio conexo)
  • Início: 14/01/2025
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 2 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Objetivo: apresentar ao estudante os conceitos de Saberes Comunitários e aprendizado colaborativo, envolvendo a comunidade por meio de projetos extensionistas. Abordar ensino em ciências, comunicação e divulgação científica. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Introdução aos Saberes Comunitários. Metodologias para Aprendizado Colaborativo. Projeto Extensionista e Engajamento Comunitário. Ensino em Ciências e Comunicação Científica. Divulgação e Popularização da Ciência. Ciência Cidadã e Participação Popular. Desenvolvimento de Produtos e Materiais. Avaliação de Impacto e Sustentabilidade.
  • Bibliografia
  • Bibliografia Básica: 1. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Extensão universitária, cultura e cidadania: caminhos e perspectivas. Editora UFMG, 2002. 2. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, p. 71-94, 2007. 3. AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Oficinas em dinâmica de grupo. Curso de dinâmica de grupo., 1997. 4. MARTIN, E. et al. O construtivismo na sala de aula. 1999. 5. ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996. 6. BARBIER, Renée. A pesquisa-ação Brasília. DF: Plano, 2002. 7. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. Pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Ideias & Letras, 2006. 8. TECNOLOGIA, PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E. Ciência e tecnologia no olhar dos brasileiros. Sumário executivo. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2015. 9. DIAS, João Carlos Pinto. Problemas e possibilidades de participação comunitária no controle das grandes endemias no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 14, p. S19-S37, 1998. 10. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade [Education as liberty practice]. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Paz e Terra Ltda, 1967. 11. GOHN, Maria da Glória Marcondes. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. (No Title), 2001. 12. HACKING, Ian. The social construction of what?. Harvard university press, 1999. 13. LUCAS, Arthur Maurice. Scientific literacy and informal learning. 1983. 14. WERTSCH, James V. A necessidade da ação na pesquisa sociocultural. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artmed, p. 56-71, 1998. 15. AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Oficinas em dinâmica de grupo. Curso de dinâmica de grupo., 1997. 16. AGARWAL, A.K. Science in our daily lives: the growing need to know In: ANANDAKRISHNAN, M. Planning and popularizing science and technology for development. United Nations,Tycooly Publishing, Oxford, 1985. 17. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Os sentidos do “ambiental”: a contribuição da hermenêutica à pedagogia da complexidade. A complexidade A complexidade ambiental. ambiental. Cortez Editora, São Paulo, 2003. 18. COSTANTIN, Ana Cristina Chaves. Museus interativos de ciências: espaços complementares de educação?. Interciencia, v. 26, n. 5, p. 195-200, 2001. 19. COREY, Stephen M. Action research to improve school practice. Teachers College Press, Columbia University, 1953. 20. LEITÃO, Pedro; ALBAGLI, Sarita. La popularización de la ciencia y la tecnología: una revisión de la literatura. Martínez E, Flores J (Comps.) La Popularización de la Ciencia y la Tecnología. Reflexiones Básicas. Fondo de Cultura Económica. Unesco-RedPOP. México, 1997. 21. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Extensão universitária, cultura e cidadania: caminhos e perspectivas. Editora UFMG, 2002. 22. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 2007.